sexta-feira, março 20, 2009

VI - Ampliação dos Projetos de Criação de Peixes em Cativeiro ( gaiolas )

A piscicultura é um ramo da aqüicultura consiste na criação e multiplicação de peixes em piscinas ou gaiolas. A cada dia, a piscicultura vem se apresentando como uma importante alternativa, tanto para a produção de peixes como para a geração e manutenção de empregos produtivos.




A criação de peixes em tanques-rede ou gaiolas flutuantes é uma das melhores formas de aproveitar racionalmente os recursos hídricos disponíveis, seja rio, lago ou açude. A intensa renovação da água no interior dos tanques proporciona alta produtividade de peixes.





A escolha da espécie, os cuidados com água (nível de oxigênio, transparência e temperatura) e a alimentação dos peixes são os principais fatores para o bom desempenho do cultivo nesse sistema.
Enquanto na pesca tradicional o pescador depende completamente das condições naturais para a sua produtividade, na piscicultura o pescador explora a natureza de uma forma mais racional, o que garante alta produtividade em qualquer época do ano, independente das condições climáticas. Dos peixes de água doce cultivados, a tilápia é o de maior expressão.


O cultivo de tilápias em gaiolas, uma das modalidades de piscicultura, aumenta a produtividade por permitir altas taxas de estocagem de alevinos (filhotes) devido a renovação constante da água. A piscicultura em gaiolas pode ser praticada em açudes, lagos, rios etc. Além do mais, tem investimento inicial relativamente baixo (60 a 70% menor que viveiros convencionais), proporciona alta produtividade e facilidade no manejo, sendo uma tecnologia facilmente assimilável e quando bem conduzida o impacto ambiental é muito baixo.

A piscicultura é uma atividade econômica altamente produtiva porque apresenta elevada produtividade por hectare (entre 2.500 e 10.000 Kg/ha/ano), utilizando menos superfície de terra, em comparação com outras atividades. Enquanto que com a piscicultura, é possível produzir 10 toneladas de alimento por ano por hectare, a pecuária produz apenas 70 kg/ha/ano, o que representa menos de 3% da produtividade alcançada na piscicultura.
Além do mais, a carne branca é muito mais saudável do que a carne vermelha.

4 comentários:

  1. Caro Wilson,
    Parabéns pela matéria.
    Pretendo começar uma criação de tilápias em gaiolas e gostaria de receber informações que pudessem me auxiliar neste início, como tamanho de gaiolas ideal, preços destas, se existe algum criador no RJ que permita visitação etc.
    Meu e-mail é lucianoabrantesnunes@gmail.com.
    Contando com sua colaboração, desde já agradeço.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde ! a materia e muito boa !
    tb pretendo começar tb uma criaçao de tilapias
    e tb gostaria de um auxilio no inicio
    COMO O TAMANHO DAS GAIOLAS ! TIPO DE REDE !
    ETC !
    MEU EMAIL E thiag0muniz@hotmail.com
    agradeceria muito se pudesse me ajuda !

    att muniz !

    ResponderExcluir
  3. meu nome e carmem
    gostaria de informaçoes onde comprar em florianopolis gaiolas para criar tilapias?????
    meu e_mail ckm@pop.com.br

    ResponderExcluir
  4. as gaiolas que tem por aqui são dos convênios, mas aqui em Apodi tem uma pessoa que faz elas......

    ResponderExcluir